quarta-feira, 2 de abril de 2008

A 1200i


O MOTOTASK A1200i é um Smartphone que possui sistema operacional Linux e dois processadores internos trabalhando em paralelo, sendo que um deles é dedicado unicamente às funções multimídia. Isso permite ao usuário acionar vários recursos ao mesmo tempo. Você pode, por exemplo, baixar e-mails, ouvir música e acessar a internet sem prejudicar a performance do aparelho. A1200i, nunca um Smartphone foi tão bonito e nunca um celular foi tão completo.
Agora que afobação passou, posso descrever melhor a usabilidade desse celular com Linux.
Atualização de firmware
Depois de ler muitos e muitos posts, cheguei a conclusão que seria bom atualizar o firmware desse celular, pois haviam relatos sobre grandes vantagens, tais como :
- Equalizadores para o RealPlayer : 5 presets
- Nova aplicação : Leitor de código de barras
- Camera suporta além do 320×240x8fps (padrão), suporta também 352*288 x7fps e176×144x15fps.
- O modo USB desse celular por padrão pode ser configurado para disco USB ou modem, após a atualização do Firmware ficam disponíveis também os novos modem : Media Sync (não sei para que serve), Rede USB (também não).
- A velocidade de clique-resposta dos menus melhoraram.
- Ao plugar o celular numa porta USB, aciona também o recarregamento da bateria.
Desvantagens da atualização do firmware
Sim, voce perde a garantia.
Não sei porque cargas d’agua meus contatos armazenados no disco microSD simplesmente sumiram após a atualização de firmware. Eu tinha o backup dele no cartão anterior de 128M, mas também não são reconhecidos. Portanto, existe a possibilidade de voce ter que recadastrar todos os seus contatos que estiverem armazenados no cartão microSD. Quanto aos contatos armazenados no Sim-card estes são mantidos.
É bom fazer uma cópia de toda a configuração de Rede de Dados, eu fiz, no entanto deixei passar alguma coisa, porque agora ao tentar obter aplicativos via internet, o celular vai buscar do endereço “http://wap.a760.mymobilesoft.com.cn” e sinceramente não sei como resolver. Visto que os aplicativos/musica/ringtones no meu celular serão obtidos do computador e não do site da Claro então isso não é tão importante, mas era bom saber onde foi que falhei.
Atualizar o firmware ou não atualizar ?
Apesar dos contras, as atualizações compensaram todos esses fatores. O celular fica com todas as opções desbloqueadas, a Claro travou muitos itens neste celular e agora estão todos desbloqueados.
Usei o firmware “24xp30_C2_bint_EMEA_L4_debr_01_mis.sbf”, porém há muitos outros.
Há toneladas de firmwares diferentes e instruções passo-a-passo diferentes na internet o que torna a coisa muito confusa. Entre vários sites que pesquisei via google, a principal referencia encontrada foi o site motofans em :
http://www.motorolafans.com/forums/
mas há vários sites inclusive em português que podem lhe fornecer instruções na lingua pátria, como por exemplo :
http://www.plusgsm.com.br/forums/showthread.php?t=13325
(leia todas as mensagens antes de se aventurar na atualização de firmware)
Sobre o celular
O celular é show de bola, realmente valeu o investimento. Sua tela pode ser virada e os videos podem ser vistos em widescreen. Apanhei um clipe musical do “SnowPatrol-Open your eyes” e a legenda é lida com facilidade.
O leitor de cartão de visita é interessante, porém enquadrar o cartão na camera não é uma tarefa fácil, o leitor OCR rejeita se o enquadramento não estiver 100%. Ainda é mais interessante e rápido acrescentar os contatos via teclado virtual do que via OCR.
Os ajustes na fotografia são impressionantes, existe até um editor para suas fotografias. Obviamente as cameras fotográficas são bem melhores que os 2 megapixel que este celular oferece.
O RealPlayer é um cara chato, quase não toca formato nenhum de video. O formato .ogg não é suportado, mesmo videos nos formatos permitidos tem de ser ajustados para as resoluções 352×288, 320×240 ou 176×144 a fim de não serem rejeitados pelo RealPlayer. Estou batalhando na linha de comando com o mencoder para saber que formato posso converter meus videos para serem assistidos no RealPlayer e de quebra saber se há algum aplicativo que exiba .ogg ou seja mais abrangente com outros formatos a-la-mplayer.
Minhas tentativas de converter para .3gp com o ffmpeg :
ffmpeg -i “arquivo.avi” -s qcif -vcodec h263 -acodec mp3 -ac 1 -ar 8000 -r 25 -ab 32 -y -s 352×288 “arquivo.3gp”
tem fracassado vergonhosamente, pois o realplayer só sabe responder “Parâmetros da mídia acima das limitações”.
Compátibilidade com Linux
Excelente!
No USB modo modem, é reconhecido automaticamente pelo Ubuntu como modem.
No USB modo “mass storage” (pendrive) também é reconhecido automaticamente e carrega o Rhythmbox talvez por causa da compatibilidade com iPod. Recomendo trocar o microSD de 128M desse celular por um cartão de 2GB, porque depois de algum tempo voce percebe o quanto 128M é irrisório.
Ainda não sei para que servem ou como usar os outros modos USB : Media Sync, Rede USB e WebCam. Muitos usuarios de Windows que encontrei nos forums também não fazem idéia.

Nenhum comentário: